Respostas
Resposta:
a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima. O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
Assim, com o intuito de desbravar os mares, dominar novas terras e quebrar barreiras comerciais os países europeus se dividiram em diferentes expedições marítimas. Assim, podemos destacar as embarcações da Holanda, da Inglaterra, França, além de Portugal e Espanha sendo as mais importantes para os povos das Américas.
Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
Fatores que motivaram a expansão marítima
monopólio árabe-italiano no Mediterrâneo que impulsionou a busca de novas rotas marítimas; exploração de metais preciosos para a cunhagem de moedas; ... Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial.
Expansão marítima: Inglaterra, França e Holanda contestam Tordesilhas
Sobre a expansão marítima européia, temos que o marco inicial dessa expansão foi a tomada de Ceuta, no norte da África, pelos portugueses, no ano de 1415.
O início da era mercantilista, da globalização e da sociedade capitalista foi basicamente a nova configuração de mundo criada após a expansão marítima, que também pode ser analisado como a divisão entre metrópole e colônia.
Portugal foi o primeiro reino europeu a se lançar ao mar, dando inicio à Era das Grandes Navegações.