Por que a variabilidade genética é considerada um dos pilares da evolução? O que se espera do processo evolutivo em uma população de seres vivos que realizam, exclusivamente, reprodução assexuada? Gente me ajuda pfvr é pra hojee
Respostas
Tomemos como exemplo as bactérias, são seres que se reproduzem assexuadamente e sexuadamente.
Na reprodução assexuada, o indivíduo se multiplica *sem variação genética*, a grosso modo: ele aumenta de tamanho e se divide. Nessa reprodução não correu nenhuma entrada de material genético(que pode se entra na bactéria por meio de outra bactéria, viva ou morta), logo, ela possui as mesmas sequência de DNA e não se evoluiu( evolução está que pode ser por exemplo a imunidade as coisas). As bactérias assexuada pode até evoluir mas é um de um modo menos eficaz que as sexuadas.
Na reprodução sexuada das bactérias, ocorre o seguinte: uma bactéria envia seu material genético, mais evoluído, por exemplo, com anticorpos contra um invasor, para outra que não possui tal benefício, ou seja, não possui ess anticorpo. Nessa reprodução houve a variação genética e evolução da bactéria.
Quando se à variação genética entre seres, maior é as chances deles evoluir.