Na Guerra dos Cem Anos, uma figura ganhou destaque: Joana D’Arc. Pesquise no livro didático ou na internet quem foi Joana D’Arc e qual seu papel na Guerra dos Cem Anos. Procure destacar também as consequências da sua participação na Guerra. Estabeleça um paralelo entre Joana D’Arc e a maioria das mulheres da Idade Média. *
Respostas
A menina Joana D’Arc ingressou no exército francês aos 17 anos em 1429, um período desanimador para as tropas que haviam perdido inúmeras batalhas nos últimos anos contra o reino inglês na Guerra dos Cem Anos.
Após a chegada de Joana, o exército de Carlos VII, passou a ter grandes vitórias supostamente devido a "visões e mensagens divinas" que recebia.
Essas vitórias culminaram na conquista de regiões que vieram a integrar o território da França. Assim, Carlos pôde assumir a coroa do reino em uma cerimônia em Reims.
No entanto, após legitimar a soberania, o exército de Joana já estava em declínio. Eles travaram batalhas até que foram capturados.
D'Arc foi vendida ao exército inglês e teve um trágico fim, sendo queimada viva acusada de bruxaria em 1431.
Vinda de uma infância humilde e brutal, Joana teve contato com uma realidade difícil desde cedo. As mulheres daquele período muitas vezes eram consideradas inferiores e posses de homens.
Ao quebrar as expectativas da sociedade, Joana foi muito além de um objeto de vitória para um rei, ela foi um mártir e um exemplo de que as mulheres poderiam ser muito mais do que eram creditadas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Joana D’Arc se transformou em uma figura mítica após ter ajudado a França a vencer a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), empreendida contra a Inglaterra, entre os séculos XIV e XV.
Explicação: espero ter ajudado ;3