Sobre os aspectos teóricos Weberianos, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto A) Weber inaugura a sociologia compreensiva e seu objeto de estudo é a análise das ações sociais. B) Para Weber, poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. C) Segundo Weber, a política seria um conjunto de esforços com vistas a participar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, ou no interior de um único Estado. D) Na concepção de Weber, o Estado não reivindica o uso legítimo da violência física
Respostas
Resposta:
1- D) Na concepção de Weber, o Estado não reivindica o uso legítimo da violência física.
2) C) Para Weber, as relações de poder são relações causais entre a intenção de quem quer se beneficiar e alguém que terá prejuízo.
Segundo a questão sobre Weber, a LETRA D é a incorreta.
Para Weber, o poder equivale-se ao domínio e à violência. Assim sendo, o sociólogo analisa as ações humanas na sociedade e como a relação de poder funciona.
O poder surge quando as vontades humanas querem se impor e, assim, os mais fortes dominam os mais fracos à medida que, na sociedade, há camadas de usuários legítimos do poder. Em primeiro lugar, o Estado. O Estado detém de todo poderio e possui, legitimamente, o uso do poder cunhado em força e violência.
De acordo com Weber, há a dominação tradicional, assentando-se na crença divina e nas tradições e costumes culturalmente aceitas na sociedade. Há a dominação carismática, muito usada por políticos, a fim de ascenderem ao poder, convencendo e sendo influência na vida dos indivíduos.
Há a dominação burocrática ou legal, que são autoridades legítimas por meio das leis e dos regimentos sociais através do mando e da obediência.
Link: brainly.com.br/tarefa/43697281