O doping sanguíneo pode aumentar a capacidade de um atleta para desempenhar exercícios de longa duração de caráter submáximo e máximo. Atletas retiram determinado volume de sangue e o reintroduzem no corpo, em momento próximo ao da competição, isso pode ajudar a reduzir a sensação fisiológica de esforço durante exercícios em altas temperaturas e provavelmente em grandes altitudes. Esse procedimento, que melhora o desempenho do atleta, possibilita o aumento do seguinte parâmetro sanguíneo: A-número de eritrócitos B-capacidade anaeróbia C-agregação plaquetária D-concentração de ácido lático E-número de leucócitos
Respostas
Resposta:
Resposta A
Explicação:
Com uma maior quantidade de eritrócitos no sangue, maior vai ser a eficiência do atleta, uma vez em que o transporte de oxigênio vai ser mais eficiente.
Resposta:A-número de eritrócitos
Explicação:Dopagem Sanguínea ou Doping Sanguíneo é o ato em que um retira uma quantidade de seu sangue oxigenado e descansado e o guarda em ambiente refrigerado.
Assim seu sangue irá obter mais hemácias oxigenadas para repor as perdidas, e perto da hora de sua competição ele injeta o sangue guardado, havendo assim hemácias em excesso para transportar o oxigênio para o sangue, havendo assim uma melhora em seu rendimento.
Dopagem Sanguínea ou Doping Sanguíneo pode ser definido como tecnicas realizadas pelos atletas a fim de aumentar a quantidade de hemácias no sangue.
O doping sanguíneo pode ajudar a aumentar a capacidade do atleta para desempenho dos exercicios, ajudando a reduzir a sensação fisiológica de esforço durante a realização de exercícios em altas temperatuas e em grandes altitudes.
O doping se apoia na ideia de que após flebotomia o organismo do atleta entra no estado de eruropoiese buscando o estabelecimento do nivel normal dos eritrócitos.
Após a infusão ou reinfusão sanguínea tem-se como consequência uma elevação da hemoglobina plasmática aumentando assim a capacidade de trasportar O2, consequentemente a capacidade aeróbica.
O doping sanguineo e considerado um recurso orgogênico no contexto do esporte e desempenho do atletico.
Esses procedimentos do doping alem de ser ilegal, possuem riscos clinicos que podem ser graves, além de reduzir o desempenho atletico. Esses riscos são aumentado através do controle medico inadequado, e através da interação entre a desidratação com o exercicio e o stresse ambiental.
Intensão: aumento de eritrócitos, porém nada comprova o resultado. Questão de formulação complicada, porque Aumento de Capacidade Anaeróbica é a capacidade de resistência anabólica depois que as células realizaram a síntese de oxigênio, o texto dá a entender que o atleta deseja fazer o dopping sanguíneo para aumentar a Capacidade Aeróbica, capacidade de oxigenar e não "o contrário", melhor dizendo nãp mse trata de contrário ,mas de momento pós oxigenação e exaustão, momento de resistência, cansaço e aumento de ácido lático.
Agregação Plaquetária não parece ser a ideia.
Concentração do ácido lático também ocorre durante a prova física, ponto máximo pós exaustão, e não seria o "recomendado" no caso utilizar um sangue dopado com concentração de ácido lático ou "cansado" por assim dizer.