sobre o romantismo responda:
Os principais fatos do contexto histórico do movimento;
As características do movimento;
As fases do movimento;
As principais obras;
E os principais autores.
Respostas
As características do movimento
As principais características do Realismo remetem a uma oposição ao movimento artístico anterior, o Romantismo. Nesse sentido, opondo-se à idealização amorosa, os realistas representavam figuras humanas profundas, que fugiam aos estereótipos de herói, da amada ou do vilão, típicos dos românticos. Além disso, a perspectiva egocêntrica, muito comum na segunda geração do romantismo, é substituída por um olhar o mais objetivo possível, buscando representar a realidade de modo impessoal ou crítico, sempre afastando o olhar apaixonado dos objetos retratados.
As fases do movimento;
Os primeiros movimentos chamados de movimentos reflexos são movimentos primitivos que desaparecerão e darão origem aos movimentos especializados. O desenvolvimento motor humano é compreendido em quatro fases: fase motora reflexiva, fase motora rudimentar, fase motora fundamental e fase motora especializado.
E os principais autores.
O Romantismo é um dos maiores movimentos de arte do século XVIII e XIX. Por isso, centenas de autores fizeram parte da arte romântica. É possível destacar, dentre eles, os escritores.
Goethe, da Alemanha;
Lord Byron, da Inglaterra;
Camilo Castelo Branco e Almeida Garret, de Portugal;
Victor Hugo, da França;
Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar, do Brasil.
As principais obras;
O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.
Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras. Abrangeu sobretudo as artes plásticas e influenciou a literatura.