Tanto o filme quanto o papel fotográfico possuem um revestimento denominado emulsão sobre base suporte que é sensível à luz. A emulsão consiste em uma gelatina contendo um ou mais haleto de prata (AgCℓ, AgBr e AgI). A preparação de emulsões fotográficas envolve a precipitação dos haletos de prata e o processo químico é bastante simples: uma solução de AgNO3 é adicionada lentamente a uma solução que contém KBr (talvez com pequena porcentagem de KI) e, pequena quantidade de gelatina. A reação que se processa é: Ag+(aq) + Br-(aq) ⇆ AgBr(s) Com base na reação e considerando o Kps do AgBr igual a 5,0 × 10-13 a 25 °C, pode-se afirmar que:
A
a solubilidade, em g.L-1, é exatamente a raiz cúbica do Kps.
B
na presença de KBr a solubilidade do AgBr diminui.
C
quando o equilíbrio é alcançado, a [Ag+] é duas vezes maior do que a de [Br-].
D
a [Br-] no equilíbrio é 2,0 × 10-6 mols.L-1.
E
a adição de AgNO3 faz deslocar o equilíbrio para a esquerda.
Respostas
Resposta:
Olá, a resposta é a letra b).
Explicação:
Vamos agora entender o motivo da letra b). estar correta e qual o erro das outras alternativas.
A letra a). nos diz que a solubilidade será dada pela raiz cúbica do KPS, mas na verdade ela será dada pela raiz quadrada, pois:
KPS =
Como as concentrações de ambos são iguais, chamando a solubilidade de s, teremos:
A letra b). está correta, pois segundo o efeito do íon comum, na presença de um íon comum, a solubilidade diminuirá. Logo, na presença de KBr a solubilidade de AgBr diminuirá porque haverá a presença do íon Br em comum.
A letra c). está errada porque quando ocorre o equilíbrio, como a proporção estequiométrica é de 1 : 1 : 1, as concentrações de e serão iguais.
A letra d). está errada porque a será dada por , como vimos na anteriormente, e a raiz de não é
A letra e). também está errada porque se for adicionado o equilíbrio será deslocado para a direita, pois mais produtos serão formados.