Péricles governante de Atenas no século V a.C, enaltecendo as glórias da democracia ateniense, declarou: o poder está nas mãos não da minoria, mas de todo o povo, e todos são iguais perante a lei.” ( Tucídides. Guerra do Peloponeso). Na prática da vida política ateniense, a ideia de democracia na época de Péricles, diferentemente da atual, significava que: *
1 ponto
Os habitantes na cidade, ricos e pobres, homens e mulheres, podiam participar da vida política.
Os escravos possuíam direitos políticos porque a escravidão constituída por dívida era temporária.
Os direitos políticos eram privilégios dos cidadãos e vetados aos metecos, escravos e mulheres.
Os metecos tinham privilégios políticos por sustentarem o comércio e a economia da cidade.
Os pobres e os estrangeiros podiam ser eleitos para os cargos do Estado porque recebiam remuneração.
Respostas
Resposta:
Alternativa C.
Os direitos políticos eram privilégios dos cidadãos atenienses e vetados aos merecido, escravos e mulheres.
Isso ocorria pois somente os cidadãos de Atenas poderiam participar da vida política. Grupos como escravos, estrangeiros e mulheres eram excluídos da democracia ateniense, ao contrário do que ocorre atualmente.
Resposta:
letra a
Explicação:
: sobre a sociedade ateniense, é correto afirmar que ela era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios político e econômicos na cidade, também concentrando as terras em suas mãos e tendo acesso aos maiores e melhores cargos políticos.
Já os metecos eram os homens livres estrangeiros que pagavam impostos e que se dedicavam às diversas atividades, tal como o comércio e o artesanato, sendo que a camada mais baixa da sociedade era a dos escravos, que não possuíam direitos políticos.