• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Sobre os aspectos teóricos Weberianos, marque a alternativa INCORRETA: *



Weber inaugura a sociologia compreensiva e seu objeto de estudo é a análise das ações sociais.

Para Weber, poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social.

Segundo Weber, a política seria um conjunto de esforços com vistas a participar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, ou no interior de um único Estado.

Na concepção de Weber, o Estado não reivindica o uso legítimo da violência física.


kailanehilgenberg201: 1)D
2)C

Respostas

respondido por: Gêniodasquebradas
112

Resposta:

D

Explicação:

Para Weber, o Estado detém o monopólio legítimo da violência, representada pelas forças policiais civil e militar, assim como o exército nacional.


Anônimo: obg
respondido por: Matheusieti
51

A alternativa D é incorreta.

O sociólogo Max Weber refletiu sobre a organização social através  da ação social que se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.

Sendo elas:

  • A ação racional com relação a um objetivo;  
  • A Ação racional com relação a um valor;
  • A ação afetiva;
  • A ação tradicional.

Além disso, a ação social é movida como ações individuais dotadas de sentido por uma ação prévia, ser articulando na sociedade como parte do coletivo.


Anônimo: obg
Gêniodasquebradas: O colega não explicou o por que de toda essa retomada do conteúdo de sociologia, mas sua resposta traz o elemento que a questão usou para medir o aluno: o reconhecimento de que, primeiro, o Estado reivindica a violência para si - como eu disse abaixo, ele detém o monopólio legítimo da violência -, pautando-se na Ação Racional com Objetivo: o objetivo é manter a ordem e segurança.
Gêniodasquebradas: Inclusive usei esse raciocínio em uma redação para justificar que faccções como PCC e CV são, de fato, Estados Paralelo, pois em suas áreas de domínio eles reivindicam para si o monopólio da violência; eles inclusive reduzem a violência em suas áreas de atuações, pois o crime passa a ser centralizado e ordenado, gerando medo em bandidos que estejam foram de seus domínios, reduzindo atuações que estejam fora dos desejos da facção.
Gêniodasquebradas: Resolvi, depois de muito tempo, comentar isso porque essa questão é muito buscada. Pelo que entendi, é alguma atividade de sala de aula o que deixou-me infeliz - não gosto de ajudar aluno preguiçoso, sintam-se ofendidos -, mas como ainda é muito procurada, pensei que isso possa ajudar a entender o motivo dessa questão estar relacionada com Weber.
Gêniodasquebradas: Não é uma questão fácil, fazer essa análise do colega é difícil, tanto é que decidi resumir apenas com um argumento de autoridade "Para Weber", sem maiores devaneios. Enfim, espero que isso contribua para os próximos que virão.
Gêniodasquebradas: PS: Perdão pelo pleonasmo :)
Perguntas similares