(UNIFAP/Adaptada) O sabão é um sal obtido através da reação de um ácido graxo com uma base,
normalmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. A estrutura química abaixo representa
um sabão. Para explicar as propriedades de limpeza do sabão, sua estrutura é dividida em duas
partes (1 e 2), conforme mostrado na estrutura representativa:
Respostas
Resposta:
(A) Parte 1: Apolar
Parte 2: Polar
(B) O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela. Enquanto isso, as extremidades polares das moléculas do sabão, que são hidrofílicas, ficam voltadas para fora, interagindo com a água. Desse modo, a sujeira gordurosa é arrastada com a água.
(C) O sabão por ser uma substância que "quebra" a gordura, consegue destruir o envelope viral( uma camada protetora do vírus, justamente composta por gordura) matando esses organismos.
a) A parte 1 da estrutura é chamada de cadeia apolar e a parte 2 da estrutura é chamada de cabeça polar.
b) A água é um solvente polar, logo irá interagir com a parte 2 da estrutura, que também é polar. A sujeira normalmente é formada por gordura, que são apolares e assim, irão interagir com a parte 1 da estrutura, que também é apolar.
c) O vírus do COVID-19, assim como outros vírus, possuem uma capa protetora composta de gordura. Ao lavar a mão com sabão, a parte apolar do mesmo irá interagir com essa capa protetora, a dissolvendo, matando o vírus.
Ao lavar as mãos após passar o sabão, a água irá interagir com a parte polar do sabão, levando junto o que foi dissolvido do vírus.
Espero ter ajudado!