O testículo é a gônada sexual masculina dos animais sexuados produzindo as células
de fecundação chamadas de espermatozóides (os gametas masculinos). Nos
mamíferos ocorre aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada
escroto. O testículo não é um órgão comum aos dois sexos, sendo assim esse
órgão deve-se a genes de cromossomos autossomos? Justifique!
Respostas
Resposta:
Não.
Explicação:
A presença dos testículos está relacionada aos cromossomos sexuais, pois é uma característica expressada apenas quando há a presença do cromossomo Y no organismo.
Resposta:
Todos os 22 primeiros pares de cromossomos humanos, são chamados de cromossomos autossomos. Isso significa dizer que eles desenvolverão características que são comuns a todos os indivíduos daquela espécie.
Vamos ao exemplo:
Vamos supor que o par de número 2 é onde está a informação que fará o intestino humano ser formado e o par de número 16 é onde se encontra a altura. Sabemos que ter um intestino humano e ter uma altura são características comuns a todos os indivíduos dessa espécie, sejam machos ou fêmeas.
Há pequenas variações justamente porque cada ser é único, ou seja, é a combinação de outros 2 seres únicos. Elas se dão em partes menores ainda – dentro de cada cromossomo – e as estudamos nas Leis de Mendel!
Fato é que existem características básicas que agrupam aquela espécie, sejam machos ou fêmeas, e são os cromossomos autossomos os responsáveis por isso!