• Matéria: História
  • Autor: leomm2304
  • Perguntado 6 anos atrás

Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu: “Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (...) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado.” (Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe. ) Indique qual das afirmações está claramente expressa no texto: Escolha uma: a. Somente os homens com bons estão habilitados a governar por isso ganham títulos de nobreza. b. O príncipe deve observar os preceitos da moral cristã medieval que defendia a violência contra aqueles que fossem considerados hereges (inimigos da igreja). c. Fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade são qualidades que todo rei governante deve possuir. d. Um rei ou monarca está autorizado a utilizar a violência para manter a fidelidade de seus súditos, entretanto, ele deve parecer justo mesmo que não seja.

Respostas

respondido por: ThataBoss
0

Resposta:

A)

Falso. Na visão de Nicolau Maquiavel, a bondade não conta para o bom líder: ele deve ser temido ou respeitado.

B)

Falso. A moral ão é útil para o príncipe, a não ser que seja para ludibriar e manter seu poder.

C)

Falso. Para Maquiavel, estes aspectos não são necessários. O respeito ou o temor ao príncipe é que devem ser mantidos, ainda que ele seja cruel.

D)

Falso. Por vezes fazer o bem é mais útil. A verdade é que, para Maquiavel, o que é adequado ao príncipe, nem sempre se adequa à moral.

Perguntas similares