(Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2017) “O homem antigo tinha de ser justo ou reto; o homem medieval terá de ser fiel. Maus, doravante, serão os infiéis. ” Jacques
Le Goff. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1983. O texto caracteriza
a) a obrigação, estabelecida pela Igreja Católica, de engajamento de todos os cristãos nos torneios de cavalaria. b) a fragmentação política, a ruralização e a força do cristianismo, que caracterizaram a ordem feudal.
c) a reunião do poder político e religioso nas mãos do monarca, que caracterizou o regime absolutista.
Respostas
Olá!
A) A dependência pessoal e a posse de terra estavam ligadas no período carolíngio principalmente por conta da ligação dos indivíduos que recebem a terra com os senhores que lhes repassam. Essa relação se fundamenta no princípio da fidelidade, secularizado da ótica cristã, que deve ser mantida para com o cedente.
B) A fé se tornou o fundamento da moralidade, substituindo os princípios idealizados de justiça proeminentes da Grécia e de Roma, porque a Igreja católica transformou-se em fundamento social e cultural, sendo das poucas instituições sólidas e unificadas que haviam restado, o que lhe rendeu poder de controle.
abraços!
Resposta: LETRA B
"A fragmentação política, a ruralização e a força do cristianismo, que caracterizaram a ordem feudal."