Fundamentalmente, a governança de TI está preocupada com duas coisas: a entrega de TI de valor para o negócio e a mitigação de riscos de TI. A primeira é impulsionada pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, já a segunda é motivada pela incorporação de responsabilidade na empresa. Disponível em: Acesso em 05 jun. 2019. Além do alinhamento estratégico e do gerenciamento de riscos, existem outras áreas foco contempladas pelo COBIT que podem ser auxiliadas por outros modelos como o BSC, por exemplo. Diante do exposto acima, o BSC é melhor aplicado em qual área foco contemplada pelo COBIT? Assinale a alternativa correta.
Alternativa 1: Agregação de Valor.
Alternativa 2: Medição de Desempenho.
Alternativa 3: Gerenciamento de Recursos.
Alternativa 4: Alinhamento Organizacional.
Alternativa 5: Gerenciamento de Fornecedores.
Respostas
alternativa 2 (Medição de Desempenho)
página 47 do livro, leia a parte de "medição de desempenho"
Resposta:
Alternativa 2)
Medição de Desempenho.
Explicação:
Nesta área de foco, é avaliada a implementação da estratégia, a realização dos projetos, e a aplicação dos recursos. Em resumo, o desempenho e os resultados de todas as outras áreas, não se restringindo aos critérios financeiros. Aqui são aplicadas metodologias como os balanced scorecards, que convertem as estratégias em ações visando objetivos.
A governança de TI busca direcionar as ações de TI na organização de forma controlada. Tal controle é obtido através de indicadores de desempenho. Medições realizadas em todos os níveis são relevantes enquanto tiverem valor para o direcionamento estratégico