1) Como era a atividade comercial no Império Persa? 2) Qual o papel da pecuária e da agricultura para os persas? 3) Utilizando as descrições sobre a sociedade persa elabore uma pirâmide social. 4) Quais eram as capitais do Império Persa? 5) Faça uma breve descrição, de três linhas, sobre a religião persa.
Respostas
Resposta:
1)A economia e a sociedade do Império persa
O ambiente econômico do Império teve seu período de apogeu sob o reinado de Dario I, que procurou estimular o comércio e a agricultura. Com a introdução de um padrão monetário que ficou conhecido com o nome de dárico, cunhado em ouro ou prata, de peso fixo e com a efígie do rei (inovação trazida da Lídia), o comércio interno foi incrementado de maneira espetacular.
A construção de estradas, bem como um eficiente policiamento efetuado por tropas reais, permitiram um tráfego maior de caravanas que demandavam a Mesopotâmia, provenientes dos confins da Ásia. Os correios reais facilitavam as comunicações e dizia-se que “na capital podia-se comer o peixe pescado no mar no mesmo dia”.
O Império Persa nasceu do conflito entre as tribos pastoras e agricultoras. Quando o persa Ciro se impôs pela força, a nobreza agrária e guerreira também se sobrepôs. O povo, constituído de artesãos, agricultores e pastores, que podiam ser recrutados para a guerra, ocupava uma posição superior aos escravos.
Entre os persas, o poder da camada sacerdotal era menor do que na maioria das civilizações da Antiguidade Oriental.