Na queima do óleo diesel e gasolina, forma-se dióxido de enxofre (SO2) que, por ação do ar, se oxida a trióxido de enxofre (SO3), o qual se dissolve na água da chuva e forma um composto fortemente corrosivo. Com base nessa informação, pode-se classificar o trióxido de enxofre como um óxido: básico neutro ácido anfótero duplo
Respostas
Os óxidos são compostos binários formados pela combinação de dois elementos, sendo um deles oxigênio.
Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Exemplo: monóxido de carbono (CO).
Óxidos básicos: o metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta “carga elétrica” +1 e +2, ou seja, possuem caráter iônico.
Exemplos: Na2O (Óxido de sódio), BaO (Óxido de bário).
Óxidos ácidos: são formados por ametais e apresentam caráter covalente. Na presença de água produzem ácidos e na presença de bases originam sal e água. Exemplo: SO2 (óxido de enxofre).
Óxidos duplos ou mistos: originados da junção de dois óxidos de um mesmo elemento. Exemplo: magnetita (Fe3O4). Aplicação: ímã natural.
Óxidos anfóteros: apresentam ambiguidade, na presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e na presença de uma base como óxidos ácidos. Exemplo: óxido de zinco (ZnO).
Peróxidos: compostos que possuem em sua fórmula o grupo (O2)2- . Exemplos: Água oxigenada (H2O2) e Peróxido de sódio (Na2O2). Aplicação: são usados na indústria como alvejantes para clarificar tecidos e polpa de celulose (confecção de papel).
resumo
O óxido sulfurico, anidrido sulfúrico ou trióxido de enxofre é o óxido de fórmula química SO₃. Ele é o anidrido do ácido sulfúrico. O trióxido de enxofre é obtido através da queima do enxofre na presença de oxigênio e catalisado por pentóxido de vanádio. Esta reação dá origem ao anidrido sulfúrico. Wikipédia
Fórmula: SO3
Massa molar: 80,066 g/mol
Ponto de ebulição: 45 °C
Ponto de fusão: 16,9 °C
Densidade: 1,92 g/cm