Respostas
A colonização da América portuguesa esteve intimamente ligada ao período de expansão marítima e comercial dos países europeus na América, África e Ásia. Portugal naquele momento buscava estabelecer e controlar rotas comerciais e portos, além de obter lucros que aumentariam o poder do Estado português. É possível destacar como motivos:
- Ameaça de invasão:
Durante 32 anos (1500-1532) a presença portuguesa na América se limitou à construção de feitorias que serviam para comercializar pau brasil com os nativos. Os portugueses começaram o empreendimento da colonização do território quando outras potências europeias demonstraram interesse em colonizar o que viria a ser o Brasil, principalmente a França.
- Aumento das oportunidades comerciais
Portugal já havia testado o cultivo de cana de açúcar em Cabo Verde e os colonizadores enxergaram nas terras americanas um clima fértil para introduzir o plantio dessa cultura na colônia, o que viria a aumentar os lucros portugueses no mercado internacional já que o açúcar era um produto altamente lucrativo para ser vendido na Europa.
- Declínio do comércio com o Oriente
O comércio de especiarias entre os portugueses e os indianos já demonstrava sinais de declínio, o que obrigou Portugal a procurar novas alternativas para garantir que a riqueza do país continuasse a fluir. Colonizar a América foi um desses caminhos.
Continue estudando em:
- O ''ouro branco'' do Brasil colonial
https://brainly.com.br/tarefa/14653202
Bons estudos!
Resposta: Assegurar o território das invasões estrangeiras e criar um ponto de abastecimento para as embarcações que seguiam em rota para a África e Ásia.
Explicação: