Como produto deste processo de globalização emergiu a exclusão social predominante nos países mais pobres. A Globalização, nos moldes atuais, é comandada pelas grandes multinacionais e pelo neoliberalismo. O Brasil é um país de muitas realidades sociais onde muitos habitantes acreditam que participam do mundo global . Faça uma análise de como o pobre e o rico brasileiro participam deste mundo globalizado (cite exemplos).
Respostas
Resposta:
Um indivíduo pobre tem acesso a poucas regalias da globalização, com algumas implementação governamentais com o passar das décadas, obeservamos este abismo recuando aos poucos. Grupos desfavorecidas têm acesso a transporte público acessível, internet (que dificilmente está ao alcance de todos) e oportunidades de ensino. Infelizmente quando medimos a população pobre com a rica a uma desigualdade palpável. Os ricos tem um acesso mais realista da globalização, como possibilidades de viagens, produtos que são comercializados etc.
Resposta:
Participam de formas opostas. O rico brasileiro tem acesso às melhores escolas (logo, ao melhor ensino), melhores passeios, alimentação de melhor qualidade e variedade, acesso a produtos com capacidade tecnológica modernas e formas mais amplas de mobilidade urbana. O pobre brasileiro muitas vezes fica com os restos que os ricos não mais querem, sobrevivem com pouco e muitos morrem nos corredores de hospitais públicos. A discrepância é latente, as diferenças são transparentes. Com esse acesso restrito a uns e expansivo para outros, inevitavelmente ocorrem as diferenças sociais o que ocasiona no retardamento da melhoria da economia do país.
Explicação:
Pode citar mais problemas como repartição desequilibrada de riquezas, onde a maior parte do dinheiro encontra-se nas mãos de uma minoria...