-Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Descreva o que se era previsto no experimento de Rutherford. *
ME AJUDEM PFVR
Respostas
respondido por:
81
Que a maioria das partículas atravessaria a lâmina.
respondido por:
108
No modelo de Thomson o átomo ainda é considerado como uma esfera maciça. Portanto, nesse modelo, os átomos na placa de ouro são maciços e não permitem a passagem das partículas alfa. Por isso, a resposta é a letra d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.
Quando Rutherford desenvolve seu experimento ele descobre que o átomo não é maciço, pois a placa de ouro permite a passagem das partículas.
Espero ter ajudado =)
Bons estudos!!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás