Respostas
Resposta:
Estética é uma área da filosofia ligada ao entendimento das formas de arte, processo de produção artístico e a ideia do "pensamento estético". A estética é caracterizada como uma área da filosofia, especializada no estudo das formas de arte e em como ocorrem os processos de criação de obras artísticas
Resposta:
Pensamento estético
Uma existência que se baseia na estética não está preocupada com o real das coisas ou com princípios que fundamentam o homem, o espaço, o tempo, o universo, a vida, a… A aparência não está à procura da verdade, esta pouco importa quando se compreende que verdade e, portanto, também a mentira, de nada são senão sentidos que carecem de qualquer fundamento para querer ser verdade. Nessa atitude o saber e o conhecimento perdem o valor de virtude espiritual e passam a ser inquiridos a responder: esse pensamento potencializa o meu viver? Se a resposta é sim o pensamento é absorvido à maneira do singular e juntado à existência para possibilitar maior afeto positivo. Nada, absolutamente nada, impede a ética estética a morrer por uma ideia, o pensamento que antes servia a qualquer momento pode ser descartado e jogado fora uma vez que nenhum valor é cristalizado a ponto de congelar a vida à ideia. Uma atitude estética da vida não abdica do pensamento, mas antes se relacionado com ele enquanto possibilidades. Que possibilidades? Possibilidades singulares: aparência, portanto, sem nenhuma ordem de significado universal. Contudo, nem por isso o pensador estético costuma abdicar dos debates da verdade, pelo contrário, a verdade passa a ser para alguns o inimigo a ser derrubado, não porque se quer substituir essa verdade por outra, mas por almejar que a verdade perca justamente o seu valor de verdade: com isso não se elimina a verdade, mas antes uma relação com a verdade, por assim dizer, a verdade deixa de ser prisão e flagelo ao homem e a vida e passa a ser sentido singular que pode ou não ser compartilhado para se juntar a uma produção infinita (?) de sentidos que o pensamento pode criar. Certamente que por vezes o pensador estético não abre mão do riso e da ironia diante dos mais ilustres homens da verdade: atitude esta que é um afeto de alegria à existência. O pensamento estético é antes de tudo um pensamento dos afetos da existência.
Alguns pensadores estéticos:
Lucrécio, Pascal, Montaigne, Spinoza (se se interpreta a substância como não necessidade), Nietzsche, Clément Rosset (contemporâneo), etc.
Explicação: