O crescimento e a prosperidade das cidades medievais (séculos XII a XIV), com seus mercadores e artesãos, suas universidades e catedrais, foi possível graças
Respostas
O crescimento e enriquecimento das cidades medievais, nos séculos XII a XIV, estavam diretamente ligados a inovações técnicas – como a rotatividade do solo e o desenvolvimento de melhores ferramentas para o arado – que possibilitaram um melhor rendimento do solo e, assim, um aumento na produção. Além disso, houve o aumento das terras cultivadas com a derrubada de florestas e o secamento de pântanos. Esse aumento na produção possibilitou o fortalecimento do comércio a partir da comercialização dos excedentes agrícolas.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Letra C.
O novo esvaziamento das cidades medievais no século XIV relacionou-se ao surto de Peste Negra iniciado a partir do contato humano com as pulgas presentes em ratos. A doença chegou à Europa em navios de comerciantes venezianos que fugiam de Caffa, cidade da Ásia Central que sofria com um surto da doença por causa da ação dos Tártaros. Estima-se que a Peste Negra levou à morte cerca de um terço da população europeia.