[...] a cultura — feita em série, industrialmente, para o grande número — passa a ser vista não como instrumento de livre expressão, crítica e conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa. E produto feito de acordo com as normas gerais em vigor: produto padronizado, como uma espécie de kit para montar, um tipo de pré-confecção feito para atender necessidades e gostos médios de um público que não tem tempo de questionar o que consome. Uma cultura perecível, como qualquer peça de vestuário. Uma cultura que não vale mais como algo a ser usado pelo indivíduo ou grupo que a produziu e que funciona, quase exclusivamente, como valor de troca (por dinheiro) para quem a produz. COELHO, T. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1993. Considerando as discussões sobre a estetização do mundo na sociedade capitalista e as informações apresentadas no texto de Coelho (1993) sobre a indústria cultural, analise as afirmações a seguir. I. A indústria cultural promove a produção em massa dos bens culturais, o que implica a padronização dos produtos. II. Na lógica do mercado, o bem cultural deixa de ser algo de valor imaterial para se tornar um mero objetivo de consumo descartável. III. Os bens produzidos pela indústria cultural visam atingir a subjetividade do indivíduo e por isso são sempre personalizados. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: I e III, apenas. Alternativa 5: I, III e III.
Respostas
Resposta: I e II (Alternativa 3)
Explicação:
mesmo porque na afirmativa III, os bens produzidos na indústria cultural são padronizados e NÃO personalizados.
É correto o que se afirma em: Alternativa 3: I e II, apenas.
Correta - I - A indústria cultural promove a produção em massa dos bens culturais, o que implica a padronização dos produtos.
Correta - II - Na lógica do mercado, o bem cultural deixa de ser algo de valor imaterial para se tornar um mero objetivo de consumo descartável.
Incorreta - III - Os bens produzidos pela indústria cultural visam atingir a subjetividade do indivíduo e por isso são sempre personalizados.
Essa alternativa encontra-se incorreta pois, os bens produzidos pela indústria cultural são sempre padronizados e não personalizados.
A indústria cultural de massa tem como objetivo padronizar e homogeneizar todos os bens para que os produtos possam atingir o maior número possível de pessoas, tendo uma maior assertividade e gerando um maior lucro.
Espero ter ajudado!