QUESTÃO 4
Cada vez mais as indústrias culturais ou criativas funcionam de modo hiperbólico, com filmes de orçamentos colossais
publicidades criativas, séries de TV diversificadas, programas de televisão que misturam o erudito com o music hall,
arquiteturas-esculturas de grande efeito, videoclipes delirantes, parques de diversão gigantescos, concertos pop com uma
mise en scène extrema". Mais nada escapa das malhas da imagem e do divertimento, e tudo o que é espetáculo se cruza
com o imperativo comercial: o capitalismo artista criou um império transestético proliferante em que se misturam design e
star-system, criação e entertainment cultura e show business arte e comunicação, vanguarda e moda. Uma hipercultura
comunicacional e comercial que vê as clássicas oposições da célebre sociedade do espetáculo" se erodirem: o capitalismo
criativo transestetico não funciona na base da separação da divisão, mas sim do cruzamento, da sobreposição dos
dominios e dos gêneros. O antigo reino do espetáculo se apagou: ei-lo substituído pelo do hiperespetáculo que consagra
a cultura democrática e mercantil do divertimento,
LIPOVETSKY Gilles: Jean SERROY A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora
Companhia das Letras 2015.
Gilles Lipovetsky e Jean Serroy autores da obra A estetização do mundo viver na era do capitalismo artista discutem
como a consolidação do sistema capitalista impactou o modo como compreendemos e consumimos arte. A partir do
excerto lido e com base nas discussões realizadas sobre este assunto, analise as afirmações a seguir
Respostas
respondido por:
59
Resposta:
Alternativa 3: III, apenas.
Explicação:
I É para consumo em massa, antigamente era restrito a Elite rica, hoje é para consumo em massa
II A arte hoje está totalmente ligada ao consumo e entretenimento.
umcastello:
concordo III
respondido por:
8
Resposta:
Alternativa lll
Explicação:
lll apenas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás