Com o capitalismo artista se molda uma forma inédita de economia, de sociedade e de arte na história. Sem dúvida, a atividade estética é uma dimensão consubstancial ao mundo humano-social, o qual Marx dizia, em seus escritos de juventude, se distinguir do universo animal por não poder ser modelado sem levar em conta “as leis da beleza”. Em toda parte e sempre, inclusive nas sociedades “primitivas” sem escrita, os homens produziram uma multidão de fenômenos estéticos de que são testemunhos os acessórios, pinturas do corpo, códigos culinários, objetos esculpidos, máscaras, penteados, músicas, danças, festas, jogos, formas de hábitat. Não há sociedade que não se empenhe, de uma maneira ou de outra, num trabalho de estilização ou de “artealização” do mundo, trabalho esse que é o que “singulariza uma época ou uma sociedade”, efetuando a humanização e a socialização dos sentidos e dos gostos. [...] O capitalismo artista não só desenvolveu uma oferta proliferante de produtos estéticos, como criou um consumidor faminto de novidades, de animações, de espetáculos, de evasões turísticas, de experiências emocionais, de fruições sensíveis: em outras palavras, um consumidor estético ou, mais exatamente, transestético.


diagno: No tem rsposta

Respostas

respondido por: gersondutra
130

Resposta:

A certa  I e III.

Explicação:


luizn018: A JLeiva Cultura & Esporte, consultoria especializada em cultura, esporte e terceiro setor, investigou, no ano de 2017, os hábitos culturais em 12 capitais brasileiras. O gráfico a seguir apresenta os resultados do levantamento referentes aos tipos de atividades artísticas e culturais acessados pelos entrevistados nos 12 meses que antecederam o estudo.
respondido por: winederrn
76

É correto o que se afirma em I e III.

I) O apreço pela arte e pela estética não é uma novidade capitalista, pois diversas sociedades ao longo da história ocuparam-se em produzir arte e em realizar um trabalho de estilização do mundo.

CERTO. A arte representa a liberdade de expressão que contém em cada ser humano, independentemente de modelo socioeconômico (como o Capitalismo ou Socialismo).

Nesse sentido, vale reforçar que cada grupo social tem as suas formas artísticas, que aparecem nas danças e festas típicas.

II) o capitalismo artista visa resgatar o valor da arte como bem cultural, subvertendo os princípios da sociedade de consumo e promovendo maior consciência sobre o que vem a ser arte.

ERRADO. Na verdade, o Capitalismo Artista tem o objetivo de tornar a cultura um meio de entretenimento pago. Dessa forma, esse tipo de Capitalismo incentiva a lucratividade, seja por parte dos profissionais independentes e/ou dos demais empresas da Industria Cultural.

III) o capitalismo artista instiga cada vez mais na sociedade a necessidade de consumo a partir do trabalho com fatores estéticos e emocionais.

CERTO. Como falado, o entretenimento é pago, ou seja, só tem acesso a ele quem tiver dinheiro para usufruir das benesses e vantagens trazidas pelos espetáculos.

Segue o restante da pergunta:

Considerando as informações apresentadas no excerto, bem como as discussões sobre arte e capitalismo travadas ao longo da semana de conhecimentos gerais, analise as afirmações a seguir.

i. o apreço pela arte e pela estética não é uma novidade capitalista, pois diversas sociedades ao longo da história ocuparam-se em produzir arte e em realizar um trabalho de estilização do mundo.

ii. o capitalismo artista visa resgatar o valor da arte como bem cultural, subvertendo os princípios da sociedade de consumo e promovendo maior consciência sobre o que vem a ser arte.

iii. o capitalismo artista instiga cada vez mais na sociedade a necessidade de consumo a partir do trabalho com fatores estéticos e emocionais.

É correto o que se afirma em:

Lute e conquiste os seus objetivos de vida!

Perguntas similares