Respostas
Resposta:
a autonomia dos diversos Califados e, portanto, a difusão e fortalecimento de seus interesses comerciais e religiosos.
Isso ocorreria por meio das guerras de conquistas santas (Jihad) contra o Egito, a Síria, a Palestina e a Pérsia.
O desenvolvimento do islamismo permitiu aos árabes a expansão territorial, administrativa e econômica no mundo muçulmano de maneira rápida e contundente. A governança era centralizada a partir de diretrizes muito claras, cristalizadas na figura dos califas, que eram as autoridades máximas tanto na política como na religião.
A importância do islamismo no desenvolvimento dos árabes
Aderir ao islamismo era uma proposta muito atraente para os reinos árabes, pois a religião que unia as pessoas, na prática determinava um modo bem definido de teocracia, pois combinava poder político com a autoridade religiosa.
A partir do momento em que a população estava convencida a trabalhar, pagar impostos e seguir as regras de uma religião cujas leis eram as mesmas dos Estados, o crescimento baseado nas jihad, ou guerras santas, veio para as regiões da Pérsia, do Egito e da antiga Mesopotâmia.
Tanto as regras religiosas quanto as governamentais estimularam a expansão do comércio, da concentração de riquezas e do tráfico escravagista, práticas que seriam consolidadas por praticamente todas as potências, inclusive ocidentais, durante a Idade Moderna.
Saiba mais sobre o islamismo em https://brainly.com.br/tarefa/52542179
#SPJ2