Respostas
Resposta:A colonização Portuguesa da América, constituiu o conjunto dos territórios do continente americano pertencentes à Coroa de Portugal.[1] Atualmente, a América Portuguesa consiste em sua maior parte na atual República Federativa do Brasil, mas também pelas atuais províncias canadenses da Terra Nova e Labrador (tanto a ilha da Terra Nova quanto a região do Labrador ficaram sob o domínio português) e Nova Escócia, pelo país centro-americano de Barbados, pelo Uruguai e pelo departamento de ultramar francês da Guiana Francesa.
Espero ajudar :)
Resposta:
Não foi nada pacífico o período pré-colonial. Portugal disputou a posse do litoral brasileiro com a Holanda, com aventureiros espanhóis e outras escaramuças menores até se estabelecer como o colonizador determinante a partir de 1530.
Depois vieram os ciclos de ocupação e da escravidão de indígenas e de africanos. Confira o resumo e responda ao Simulado. Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa.
No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir. Diante disso, o rei português, D. João III, decidiu colonizar as terras brasileiras.
O Tratado de Tordesilhas – Antes mesmo de Pedro Álvares Cabral chegar por aqui, praticamente dez anos antes, portugueses e espanhóis já tinham feito “a partilha” das terras que viessem a ser descobertas na América do Sul.
A Colonização Portuguesa no Brasil – Para dar início à colonização das terras brasileiras, o rei português enviou para cá a expedição de Martim Afonso de Souza (imagem abaixo). Em 1531, o grupo chegou ao Brasil e permaneceu por três anos.
Martim Afonso e seus homens tinham o objetivo de combater os franceses que exploravam o pau-brasil na costa e criar núcleos de povoamento. Em 1532 Portugal fundou a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: São Vicente
As Capitanias Hereditárias
A forma de ocupação inicial deterinada pelos portugueses foi dividir a fração que cabia à Coroa de Portugal em linhas horizontais, perpendiculares à linha imaginária do Tratado de Tordesilhas.
Assim, o Brasil daquela época foi ‘fatiado’ em Capitanias Hereditárias. Veja na imagem que o limite a Oeste das Capitanias Hereditárias era a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas
O Fracasso das Capitanias Hereditárias
Apesar dos esforços para colonizar o Brasil, a maioria das capitanias hereditárias fracassou. Então, em 1548, a Coroa portuguesa decidiu criar o governo-geral: um centro político que tinha como objetivo administrar toda a América portuguesa. Veja na imagem Tomé de Sousa.
O Ciclo da Escravidão no Brasil (1539 a 1888)
Modo de produção escravista – Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta.
A (triste) história da Escravidão no Brasil
O esgotamento europeu do modo produção feudal levou Portugal e Espanha aos mares aportados na costa oriental da África, onde descobriram a possibilidade de praticar o comércio de negros africanos escravizados. Os Europeus aproveitavam-se de conflitos entre tribos ou etnias africanas que vendiam capturados na condição de escravos.
O Ciclo do Ouro no Brasil Colonial
Um tema que sempre aparece nas questões de História do Brasil Colonial é o Ciclo do Ouro. Ele foi importante na perspectiva econômica do Século XVIII e nos traços socioculturais pelo uso da mão de obra escrava e pela interiorização que provocou, deslocando uma parte da população para o Centro Oeste e para as terras de Minas Gerais, na Região Sudeste.
Explicação:olha ta beem gigante rs