A cadeia produtiva da soja é uma das mais importantes, se não a mais expressiva, cadeia do agronegócio nacional. Com participação em torno de 14% do PIB do agronegócio nacional, representando US$ 34 bilhões e participação de 8% na pauta de exportações do país, sua importância é indiscutível. Ademais, quando falamos sobre a cultura da soja, estamos falando sobre a cultura que possibilitou a interiorização do país e a formação de novos pools produtivos. Sobre este assunto, analise as afirmações: I. Brasil e Estados Unidos disputam a primeira posição quanto a produção de soja em nível mundial, isto nas últimas safras. Seus patamares de produtividade são semelhantes. II. Internamente ao Brasil, destaca-se o Estado de Santa Catarina como o maior produtor de soja em nível nacional, superando os Estados do Centro-Oeste. III. Os novos pools de produção se localizam nas Regiões Centro-Oeste ("colonizada" pela soja na década de 1990) e Nordeste (atuais fronteiras agrícolas), de modo que a interiorização foi realizada, dentre outros aspectos, pelo baixo custo das terras. IV. A chegada da soja às novas e novíssimas fronteiras agrícolas também pode ser encarada como um grande desafio logístico que, infelizmente, não foi totalmente dominado. Os custos de produção da soja nestes espaços são baixos em comparação às terras tradicionais, mas, os custos com transporte encarecem o produto final, reduzindo perigosamente sua competitividade. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
7
Resposta: Alternativa 3
Explicação: Nunca o Estado de Santa Catarina foi o Maior produtor de Soja. Sendo assim, a opção ll não está relacionada na alternativa 3.
II. Internamente ao Brasil, destaca-se o Estado de Santa Catarina como o maior produtor de soja em nível nacional, superando os Estados do Centro-Oeste.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás