Considerando o que você estudou no capítulo Escreva um breve texto estabelecendo uma relação entre as seguintes características da região Sudeste relevo hidrografia industrialização
Respostas
Resposta: A região Sudeste é a que possui o relevo mais alto. Podemos destacar três unidades de relevo nessa região: planaltos (a maioria), depressões e planícies.
Explicação: A região Sudeste é a mais industrializada e urbanizada do Brasil. Uma grande parcela das maiores empresas instaladas no país tem sede no Sudeste. Nessa região, estão as principais metrópoles brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Os estados que formam a região Sudeste são:
Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. com mais de 84 milhões de habitantes constituindo-se na região mais populosa do Brasil.
A hidrografia da região Sudeste caracteriza-se por ser um grande centro dispersor de águas que se dirigem para outras regiões, abastecendo várias bacias hidrográficas. Chama-se bacia hidrográfica a área drenada por um rio principal e seus afluentes, ou seja, rios que deságuam em outro rio.
A geração de energia é muito grande no Sudeste. A maior parte dos rios da região é de planalto, portanto com grande potencial hidrelétrico. A bacia do Paraná é a mais importante da região Sudeste e destaca-se como a de maior potencial e aproveitamento da região.
O Sudeste produz mais da metade da energia elétrica consumida no Brasil. Atualmente, a cobertura vegetal da região Sudeste é bastante diferente daquela que existia antes do início da colonização portuguesa no território. Entre todas as regiões brasileiras, esta foi a mais alterada.
As principais formações vegetais que foram parcialmente suprimidas na região Sudeste são:
florestas tropicais – mata Atlântica, uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, hoje considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta;
cerrado – aparece principalmente em trechos do interior de São Paulo e em extensas áreas de Minas Gerais;
caatinga – presente nas áreas de clima tropical semiárido do norte de Minas Gerais;
campos – surgem principalmente em áreas serranas, por exemplo Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira. Também aparecem no sul do estado de São Paulo;
mangues e restingas – formações vegetais típicas do litoral.
Dentre os aspectos culturais da região Sudeste, podemos destacar:
artesanato: trabalhos em couro, prata, cobre e pedra-sabão, cerâmica, colchas, bordados;
danças e folguedos: samba, fandango, folia de reis, cateretê, congada, quadrilha, ciranda etc.;
lendas e mitos: saci-pererê, lobisomem, mula sem cabeça etc.;
pratos típicos: feijoada, tutu de feijão, angu, cuscuz, pamonha, arroz de tropeiro, leitoa, linguiça, torta capixaba, queijos e doces mineiros etc.;
festas populares e cultos: carnaval (maior festa popular do Brasil), festa do Divino, festas juninas, festa de Iemanjá entre muitos outros
O centro econômico mais importante do Brasil está na região Sudeste. A pecuária, a agricultura, a extração de minérios, a indústria e o comércio são a base do seu grande poder econômico.
Os principais produtos agrícolas cultivados são: a cana-de-açúcar, o milho, o feijão, o algodão, o café, o arroz e as frutas, entre elas a laranja, que é matéria-prima para a produção do suco concentrado, que é exportado.
A região Sudeste varia em relevo entre grandes serras como a do Mar, da Mantiqueira e da Canastra e planícies costeiras, uma hidrografia caracterizada como importante centro de dispersão de água para várias bacias de diferentes regiões e uma alta taxa de industrialização, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A região sudeste e suas principais características
A região sudeste é conhecida como a região mais rica do Brasil. Formada por quatro Estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), apresenta altas taxas de industrialização em relação a outras regiões, herdada dos surtos industriais ocorridos durante os séculos XIX e XX e atualmente marcada por uma desconcentração em direção às cidades médias.
A hidrografia conta com importante rios, como o Paraíba do Sul e o Doce. Seu relevo é variado, marcado pelo contraste das serras com as extensas baixadas litorâneas.
Para saber mais sobre a região sudeste, visite: https://brainly.com.br/tarefa/45844939
#SPJ2