Durante a Idade Média não existiam os Estados Modernos. Na verdade, a partir do século X, começou o movimento para a criação das monarquias. As Monarquias Nacionais foram se formando gradativamente após o enfraquecimento do sistema feudal e fortalecimento da burguesia, que se deu por meio do renascimento do comércio. No processo de formação das Monarquias Nacionais, além dos próprios reis, pelo menos três grupos, estiveram envolvidos: a burguesia, a nobreza e a igreja. Cada um desses grupos grupos tinha interesse próprios. Dessa maneira, pesquise em seu livro didático ou na internet e descreva quais os interesses de cada um dos grupos sociais listados abaixo em relação à criação dos Estados Modernos.
BURGUESIA
NOBREZA
IGREJA
Respostas
Resposta:
BURGUESIA
Ganhar muito mais lucros com o crescimento do comércio do país.
NOBREZA
Conseguir terrar, espólios e dinheiro com os impostos.
IGREJA
Ter poder absoluto.
Explicação:
A Burguesia via nisto uma forma de tornar o comércio mais eficiente e lucrativo, já que com o fim do sistema de feudos haveria mais segurança nas estradas, menores impostos e maior integração econômica do território.
A Igreja via nesta iniciativa uma forma de poder difundir com mais estabilidade e segurança as suas ideias por todo o território. A própria Igreja (Católica) era uma estrutura política centralizada (pelo sistema do Papado), e que se beneficiaria se a Europa como um todo adotasse modelo semelhante.
Dentre os Nobres havia aqueles que resistiam a esta mudança, pois eram muito poderosos a nível local e perderiam influência com a centralização, e aqueles que a apoiavam, pois viam nisto uma possibilidade de ascensão ao se tornarem conselheiros próximos de um Rei mais poderoso.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/14513718