1. Quais elementos estão relacionados ao método psicanalítico na teoria de Freud? *
1 ponto
a) reestruturação, figuração e cura
b) esquecimento, intuição e reminiscência
c) cura pela fala, associação livre e interpretação dos sonhos
d) estruturação epistêmica, complexo de édipo e proibição do incesto
e) dialética, maiêutica, ironia e superação do trauma
2. A psicanálise e o estruturalismo se vinculam no seguinte sentido: O inconsciente tem uma fala e o método estruturalista da linguística pode nos levar a conhecer a estrutura da linguagem inconsciente. Quem indicou esta possível relação entre psicanálise e estruturalismo? *
1 ponto
a) Lacan
b) Foucault
c) Saussure
d) Freud.
e) Lévi-Strauss
Respostas
Resposta:
Resposta correta da 1 é a letra (C): cura pela fala, associação livre e interpretação dos sonhos .
Resposta correta da 2 é a letra (A): Lacan .
Explicação:
1. Os elementos relacionados ao método psicanalítico na teoria de Freud:
c) cura pela fala, associação livre e interpretação dos sonhos
Fundada por Freud, a psicanálise é um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica. Freud acreditava que as pessoas podiam ser curadas pela fala, liberando emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizando o inconsciente.
Na associação livre os fragmentos de memórias reprimidas se associavam ocasionalmente a uma memória emocionalmente intensa e vívida, como se quase revivessem a experiência.
E para Freud, sonhos são a estrada real para o inconsciente, isto quer dizer que a mente consciente é menos vigilante quando estamos dormindo, permitindo então, que as ideias reprimidas venham à tona, distinguindo assim o conteúdo manifesto, aquilo que lembramos do conteúdo latente, seu real significado.
2. Quem indicou a possível relação entre psicanálise e estruturalismo:
a) Lacan
Para Lacan, "O inconsciente é estruturado como uma linguagem", estabelecendo assim, a relação do inconsciente com a linguagem e sobre o inconsciente real. Quer dizer que para Lacan, o inconsciente permanece tendo uma estrutura de linguagem, que vai além do simbólico tomando a forma de real.
Bons estudos!