Dentre os cuidados que um casal deve ter com a gravidez, estão os exames de imagem e som, feitos rotineiramente ao longo de toda a gestação. Além desses, um casal pode procurar um geneticista para realização do aconselhamento genético. Explique o que é o aconselhamento genético, ressaltando a importância da sua realização.
Respostas
Resposta: O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Além disso, pode orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação. Através do aconselhamento, é possível observar essas probabilidades, bem como as consequências para o bebê e para a família, ajudando assim nas decisões a respeito do futuro reprodutivo de um casal.
Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias. Também é importante que casais que apresentam laços familiares, como primos, realizem exames. Em casos de aborto de repetição e infertilidade, também é fundamental o aconselhamento.
Espero ter ajudado!