Pernambuco foi um verdadeiro "barril de pólvora" ao longo da história política do Brasil desde o período colonial até o segundo reinado. Pelas mais variadas razões e circunstâncias, ocorreram nessa região alguns movimentos de rebelião contra o sistema político vigente Entre esses diversos movimentos, é correto afirmar que
a) a Insurreição pernambucana (1645-1654) eclodiu em razão dos desentendimentos entre os luso-brasileiros e os holandeses devido à mudança na política econômica exercida pelo Conde Maurício de Nassau, que proibiu a instalação das câmeras dos escabinos.
b) a Confederação do Equador ocorria em 1824, e que se espalhou para várias regiões do nordeste, foi um movimento contrário ao absolutismo de de ponto Pedro e devido, sobretudo, a emenda constitucional conhecido como ato adicional.
c) a Revolução Pernambucana (1817) foi um movimento que teve como uma das principais causas da contestação ao aumento da Carga Tributária, em parte para custear as despesas da corte joanina no Rio de Janeiro.
d) A Guerra dos Mascates (1710-1711), que envolveu a elite açucareira recifense e Elite comercial de Olinda, eclodiu em razão do descontentamento dos Mascates quanto a autonomia de Recife em relação à Olinda.
e) a Revolução Praieira (1848-1850) está inserida em um contexto de insatisfação em relação ao governo regencial devido à forte centralização imposta pelo partido conservador.
Ajuda ;-;
Respostas
respondido por:
34
Resposta: C
Explicação:
Eu peguei a resposta em outro site confia na mãe aqui
guirico500:
kkskskks
respondido por:
2
Resposta:
letra C
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás