De que maneira estava organizada a hierarquia da sociedade colonial espanhola? Qual o papel de cada camada social?
Respostas
Resposta:Após garantir o domínio sobre as terras e populações americanas, os espanhóis executaram uma série de práticas que redesenharam a feição das relações sociais do espaço americano colonizado. Mais do que simplesmente viabilizar uma forma de atingir seus interesses, a presença do homem europeu trilhou a constituição de uma nova sociedade.
Para compreendermos como a sociedade colonial espanhola funcionava, devemos levar em consideração os critérios que definiam cada uma dessas classes. Neste ponto, indicamos que o nascimento era um meio de distinção fundamental. O fato de ser nascido e criado na Europa ou no Novo Mundo abria caminho para uma série de privilégios, bem como estabelecia outro campo de restrições que ordenava a posição dos homens naquele lugar.
Explicação: se poder me dar 5 estrelas agradeco e me colocar como melhor resposta agradeco muito
A sociedade colonial espanhola era dividida por grupos étnicos/por raça, de modo que no topo da sociedade ficavam os espanhóis "legítimos", nascidos na Espanha, ocupando os mais altos cargos coloniais. Logo abaixo deles, e acima dos demais, ficavam os criollos, descendentes de espanhóis, mas nascidos nas Américas, e que ocupavam os cargos abaixo do dos criollos.
Abaixo dos "brancos" ficavam os nativos e os mestiços, que ocupavam posições variadas na sociedade - alguns líderes indígenas eram chefes de pequenas regiões, enquanto que outros prestavam trabalho pesado - e os escravos africanos, que não tinham direitos sociais.