Leia o texto a seguir, que apresenta características do deserto do Atacama. Ao todo, essa região árida estende-se por mil quilômetros do norte do Chile até a fronteira com o Peru e cobre uma superfície de 106 513 quilômetros quadrados – grande parte dos quais formados por deserto arenoso e rochoso. A área que engloba o deserto do Atacama, no Chile, a 1 300 quilômetros de Santiago, na costa oeste da América do Sul, esconde um dos meios mais rígidos para o surgimento e desenvolvimento da vida na face da Terra. Nas regiões centrais dessa estreita faixa espremida entre o oceano Pacífico, ao oeste, e a cordilheira dos Andes, ao leste, existem lugares nos quais nunca foram registradas chuvas. A precipitação anual tem sido abaixo de 3 milímetros nos últimos 50 anos, as marcas mais baixas do mundo. É o deserto mais seco da Terra, um lugar onde as espécies estão condicionadas a uma série de surpreendentes adaptações. As temperaturas oscilam bastante: em janeiro, a média fica entre 18 ºC e 25 ºC; em julho, entre 12 ºC e 16 ºC. DESERTO do Atacama. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2018. A partir do texto apresentado, e com base no que foi estudado no decorrer deste Módulo, explique quais são as contribuições da cordilheira dos Andes e do oceano Pacífico para a formação do deserto do Atacama e também para que ele seja classificado como o mais seco do planeta.
Respostas
Resposta:
A Cordilheira, de maneira geral, impede que a água evaporada do oceano acesse o céu acima do deserto, fazendo com que as chuvas sejam bastante raras no Atacama, fazendo dele um dos desertos mais secos do mundo.
A Cordilheira dos Andes tem um papel fundamental na formação do Deserto do Atacama pois funciona como uma verdadeira barreira impedindo que as águas evaporadas no Oceano Pacífico adentrem no território desértico e isto faz com que as precipitações sejam bastante raras na região.
Informações sobre a Cordilheira dos Andes
Trata-se da principal formação de montanhas da América do Sul, estendendo por países como Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Venezuela, predominando temperaturas amenas que favorecem o frio e a formação de neve.
A Cordilheira dos Andes é formada pela encontro de placas tectônicas Sul-Americana. Em virtude do clima frio, a fauna existente são de animais como lhamas, alpacas e pássaros que suportam a temperatura baixa.
Para maiores informações sobre Cordilheira dos Andes, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/26517017
Bons estudos!
#SPJ2