O melhoramento genético de plantas é uma atividade humana recente, só passando a existir depois das descobertas da genética moderna e dos conhecimentos de biotecnologia?
Respostas
Resposta:
Explicação:Com o avanço da engenharia genética e a chegada da biotecnologia, muita coisa mudou no melhoramento genético. O desenvolvimento de novas cultivares com diferentes atributos genéticos ficou mais preciso, eficiente e, eventualmente, mais rápido.
Em vez de fazer cruzamentos e esperar que a planta se desenvolva para saber se as características desejadas foram passadas, é possível fazer essa seleção isolando partes do DNA que corresponde às essas características. Assim, pode-se incluir essas partes no DNA de uma planta que ainda vai se desenvolver, garantindo que ela cresça com essas condições já estabelecidas.
A partir daí, o cientista consegue trocar genes e alcançar a meta esperada para aquela planta. Isso tudo para que ela não perca as características que se pretende conservar. Assim, produzem-se organismos geneticamente modificados (OGM) com o objetivo de enfrentar diversos desafios, como a demanda por alimentos, a desnutrição humana, as mudanças ambientais e a sustentabilidade.