• Matéria: História
  • Autor: souzapedrohenrique43
  • Perguntado 6 anos atrás

3.Em muitos aspectos, a Era Vargas (1930-1945) implementou mudanças no país em relação à Primeira República (1889- 1930), pois: (1 Ponto) Promoveu as bases da industrialização, ao empreender uma política econômica intervencionista e protecionista, além de orientar sua política externa na busca de recursos para implantar empresas nacionais. Estabeleceu um Estado federativo, conferindo aos estados bastante autonomia ao permitir que contraíssem empréstimos no exterior e estabelecessem impostos, sem necessidade de consulta ao governo federal. Desenvolveu uma nova política de valorização do café, por meio da compra e estocagem dos excedentes pelos governos estaduais e por constantes desvalorizações cambiais para favorecer os exportadores. Passou a tratar a questão social como "caso de polícia", reprimindo as organizações da classe operária com o fechamento de jornais, associações e sindicatos, embora permitisse sua representação no Congresso.

Respostas

respondido por: pauloaires20
14

Resposta:

Letra A

Explicação:

A Primeira República era baseada no sistema do Café com Leite (MG e SP), visando também economicamente a economia do café. Porém, Vargas já sabia que o café entraria em colapso diante da Crise de 29 dos EUA, e começou a queimar as estacas de café que excediam (quantidade de café suficiente para abastecer o MUNDO durante 3 anos.

Com isso, priorizou a industrialização do país e uma política econômica protecionista, que também favorecia o Brasil perante a Segunda Guerra Mundial com exportações de borracha e o Látex do Acre (primários) e armamento para os Aliados (EUA,ING) e também para a Alemanha, afinal, Vargas tinha uma falta de coerência ideológica durante seu governo.

Perguntas similares