muito do que se conhece sabre as primárdios
da civilização grega deve-se à obra literária atribuída a Homero. Um dos eventos mais marcantes desse período foi a Guerra de Tróia cuja motivação primaria:
Respostas
Resposta:
A guerra de Troia, luta entre gregos e troianos, foi narrada por Homero na sua obra Ilíada. Até que ponto podemos acreditar na história da guerra de Troia narrada por Homero? Sabemos que Homero não foi contemporâneo ao conflito, ou seja, não presenciou a guerra. Ele escreveu a Ilíada mais de 400 anos depois dos combates, baseando-se nos relatos orais da sociedade em que viveu.
Estudos arqueológicos, antigos (do século XIX) e recentes (de 1993), confirmaram a existência da cidade de Troia: “Já no final do século 19, pesquisas conduzidas na Turquia levaram à descoberta de Tróia. A existência da cidade estava, então, comprovada. E, recentemente, novas escavações permitiram mais revelações” (ARANHA, 2005, p. 23). Segundo o arqueólogo Manfred Korfmann, “esqueletos humanos, inscrições de cerâmica e as próprias muralhas da cidade comprovam que Tróia foi atacada diversas vezes em um curto período de tempo, vindo a sucumbir completamente”
Foi o rapto feito por Páris, filho de Príamo, rei de Troia, da jovem Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, motivando a reação deste último.