Apesar de detentor de um grande conhecimento, Darwin desconhecia algo muito importante, intrínseco à vida dos seres vivos: a existência do DNA. Cada molécula de DNA possui duas fitas formadas por partes menores chamadas nucleotídeos. Esses nucleotídeos se pareiam especificamente, formando uma estrutura em duplahélice, isto é, com as duas fitas unidas se espiralando. Porções dessa cadeia que codificam determinadas funções, ou seja, sequências de nucleotídeos específicas, são chamadas genes. 2. Existe alguma correlação entre as sequências de DNA de organismos “evolutivamente” próximos?
Respostas
Os seres vivos se formam em diferentes espécies pelo seguinte processo:
Vamos imaginar uma espécie de pássaro; as Paparicatas da floresta.
Ela se alimentam da nutritiva coisa branca que se localiza no interior das nozes; e, para acessar essa fonte de alimento, elas precisam ser capazes de quebrar nozes, que são muito duras e resistentes. Por precisar quebrar nozes que são muito duras, elas precisam de um bico igualmente duro.
E o que faz com que elas tenham um bico forte ou um bico fraco? Os seus genes; o seu DNA.
Os genes que fazem com que uma Paparicata tenha um bico fraco, gera seres, veículos, que não conseguem se alimentar direito, tendo poucos ou nenhum descendente; o que faz com que esse genes se torne cada vez mais raro. Já os genes que geram paparicatas com um bico forte, geram seres que tem mais filhos, o que aumenta a presença desse gene no pool genético.
Por isso, com o passar do tempo, as Paparicatas de bico duro ficam cada vez mais presentes, e as com bico fraco, cada vez mais raras.
Então, como a evolução é um processo gradual, que vai deixando os seres vivos cada vez mais diferentes e especializados, a tendência é que, quanto mais tempo faz que eles se separaram em espécies diferentes, menos DNA eles compartilham; se eles são mais próximos, eles compartilham mais DNA.
Para aprender mais:
Sobre as evidências de que a seleção natural realmente acontece: https://www.youtube.com/watch?v=hOfRN0KihOU&list=UUsXVk37bltHxD1rDPwtNM8Q
Um vídeo maravilhoso do Kurzgesagt sobre como a seleção natural funciona: https://www.youtube.com/watch?v=hOfRN0KihOU&list=UUsXVk37bltHxD1rDPwtNM8Q
sobre como o DNA se traduz em um ser vivo: https://www.youtube.com/watch?v=zwibgNGe4aY&list=PLN0fa6fucYcksoKKJkNqzZJfOj8aWVdu6&index=5