• Matéria: Ed. Física
  • Autor: jiovannu
  • Perguntado 6 anos atrás

qual a habilidade é necessária para a realização da prática de ginástica artística?

Respostas

respondido por: vitorpires2007p9ttit
0

Resposta:

O desenvolvimento da criança na escola vai se refletir no futuro e é de extrema importância que ela desenvolva na primeira fase de sua vida escolar, para que posteriormente ela tenha um desempenho melhor nas suas atividades físicas.

A prática de esportes vem aumentando cada vez mais, as crianças tem se envolvido muito nas atividades físicas, que vem crescendo nos últimos tempos. Se a prática esportiva é aplicada de forma correta e especialmente bem orientada, essa prática se tornará bem eficiente para o crescimento da criança seja social, cognitivo, afetivo, físico ou motor (TSUKAMOTO & NUNOMURA, 2005).

As crianças que praticam a ginástica artística obtêm um melhor conhecimento sobre os movimentos que seu corpo executará, podendo assim controlar melhor seu corpo nas atividades realizadas durante as aulas de ginástica artística. Tal modalidade se torna cada vez mais interessante para o praticante quando passa a se tornar um desafio com atividades variadas dentro da própria modalidade (ALVES, ALVES, 2009).

A base para o desenvolvimento motor de uma criança é permitir e ensinar movimentos variados de forma com que ela obtenha inúmeras experiências na sua vivência corporal. Entre os vários movimentos os básicos que são realizados no dia-a-dia por uma criança já ajudam a ter um melhor desenvolvimento nas aulas de educação física como saltar, correr, apoiar-se, fazer rolamentos entre outro (NASCIMENTO, 2010).

Segundo Bezerra, Ferreira, Feliciano (2006, p.130):

Nesse contexto, as crianças devem ser expostas a uma ampla variedade de atividades desportivas, para assegurar que elas possam identificar as modalidades que melhor se adaptam às suas necessidades, interesses, capacidade e constituição física, pois isto tende a aumentar o êxito e o prazer no esporte.

Não é lógico trabalhar determinados tipos de atividades sem que o aluno tenha domínio de corpo, e possa controlar seu próprio corpo nas aulas. A Ginástica artística prepara a criança para atividades futuras que ajudam num melhor rendimento na prática de outros esportes, como a queda durante uma partida de basquetebol, por exemplo (TSUKAMOTO & NUNOMURA, 2005).

Segundo Nilges (2000) apud Tsukamoto, Nunomura (2005, p.162):

[…] além de desenvolver capacidades como força, flexibilidade e controle corporal, a Ginástica pode contribuir para a aquisição de outras habilidades esportivas, como o giro de pivô do basquetebol e o salto com vara no atletismo.

A implantação de atividade que desenvolvam as habilidades motoras deveria ser uma disciplina básica na educação física escolar e a modalidade que mais exercita tais habilidades é a ginástica artística e através deste trabalho isso será comprovado de forma nítida. As capacidades físicas dos alunos aumentarão e ocorrerá de forma significativa uma melhoria da aptidão física (NASCIMENTO, 2007).

O professor, ao realizar atividades com movimentos diferenciados criará cada vez mais a ampliação da área motora e grandes benefícios serão obtidos na melhoria das capacidades motoras. A ginástica artística é uma modalidade que envolve tanto a parte física quanto a parte intelectual na parte em que o aluno tem que pensar antes de executar certos movimentos, aplicando nas aulas de educação física de forma lúdica os alunos terão muito mais interesse e prazer ao praticá-los. A ginástica artística tem atividades de amplos movimentos podendo ser considerada com uma modalidade básica que conduz o aluno a um melhor desenvolvimento motor. O domínio do corpo é de suma importância pois o aluno saberá controlar melhor seu corpo nas demais atividade em geral, sua postura na sala de aula é melhor, a integração social, disciplina, responsabilidade, iniciativa e organização são mais destacadas que nos outros alunos, além de trabalhar a resistência muscular localizada e geral, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, ritmo e consciência corporal (BEZERRA, FILHO, FELICIANO, 2006).

Espero ter ajudado :)

Anexos:
Perguntas similares