Respostas
Resposta:Por que a virência da ordem agroexportadora entrou em conflito com seus interesses. Em 1857, a sua empresa Ponta da Areia foi alvo de um terrível incêndio. Pouco tempo depois, a vantajosas taxas alfandegárias da Tarifa Alves Branco foram abandonadas. Com o passar do tempo, Barão de Mauá não resistiu à concorrência imposta pelas mercadorias estrangeiras.
A partir de 1875, Mauá abandonou a condição de investidor ao decretar falência e vender as suas propriedades para quitar seu grande volume de dívidas
Explicação:
Há diferentes linhas interpretativas que explicam o fracasso do Barão de Mauá, sendo duas delas a ideia da interferência por parte do Império Brasileiro e o relativo baixo desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil.
De acordo com a primeira hipótese, os negócios de Mauá teriam fracassado pois o Estado Brasileiro agiu no sentido de prejudicá-los: Dom Pedro II ordenou a construção, por exemplo, de uma série de ferrovias que corriam em paralelo com as de Mauá. Como o Estado as mantinha, eram muito mais baratas, e Mauá acabou perdendo o investimento que havia feito no setor pois poucas pessoas ainda as usavam.