c) Você sabe quem foi Manuel Bandeira? Cite, pelo menos 3 Livros que ele escreveu. d) Márcio Barbosa publicou seu texto como parte de uma "Coletânea de Poemas do Grupo Quilombo Hoje", que atuava em São Paulo, nos anos de 1990 e 2000 (primeira década). Busque saber mais detalhes sobre a atuação desse coletivo e responda em que medida a poesia e a literatura tornam-se instrumento através do qual compreendemos melhor a nós mesmos e ao outro. e) Você concorda que a poesia só existe a partir do momento que utiliza como matéria-prima as vivências e convivências fundamentais de cada um de nós? Por quê?
Respostas
Resposta: c) Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro. É considerado como parte da geração de 1922 do modernismo no Brasil. Libertinagem (1930), Estrela da Vida Inteira ( 1966), A Cinza das Horas ( 1917).
d) A "Coletânea Quilombo Hoje", é uma instituição sem fins lucrativos, e tem como objetivo valorizar a cultura afro. Sua composição conta com recitais de poemas, saraus, bate-papos, livros e músicas. A poesia e a literatura faz o ouvinte ter emoções e sentimentos, nos faz compreender o escritor e traz reflexões para o nosso dia a dia.
e) Não. Pois uma definição que permite sintetizar a essência da poesia. Poesia é uma forma de expressão artística, uma expressão verbal rítmica, a arte de linguagem permite a harmonização das palavras, do ritmo e da musicalidade, sensações, emoções, sentimentos.
Explicação: Espero ter ajudado.
c) Manuel Bandeira foi um importante poeta brasileiro. Atuou durante o Modernismo no Brasil, sendo caracterizado como representante da primeira geração de tal movimento literário. Seus poemas eram sem versos fixos, ou seja, eram livres. Além disso, como comum no Modernismo, a linguagem de sua obra era próxima à falada pelo povo língua coloquial e isso se relaciona a uma de suas temáticas principais, que era o cotidiano. A melancolia era outra temática utilizada.
Exemplos de 3 obras de Manuel Bandeira:
- "A cinza das horas";
- "Carnaval";
- "A flauta de papel - Rio de Janeiro".
d) A obra "Coletânea de Poemas do Grupo Quilombo Hoje" serviu como uma forma de valorizar a cultura oriunda dos quilombos. Isso serviu para divulgar textos escritos por moradores de comunidades quilombolas.
Este livro foi considerada uma histórica coletânea, já que reuniu textos de 35 autores quilombolas. A coletânea incluiu contos e poemas.
e) Esta questão é de produção criativa. Por esse motivo, cada aluno deve elaborar a sua própria resposta. Apesar disso, indicarei algumas observações que podem te inspirar na sua resposta.
Um dos significados do fazer literário é utilizar o cotidiano para, a partir dele, produzir reflexão. Dessa forma, o fazer poético pode ser utilizado como uma maneira de propor melhorias para a sociedade como um todo e isso pode ser alcançado a partir da reflexão.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/38390632
BONS ESTUDOS!