A osmorregulação pode ser definida como a capacidade de alguns organismos de controlarem as concentrações de sais nos tecidos a fim de manter a regularidade das atividades necessárias para seu funcionamento. Tanto peixes ósseos de água doce quanto marinhos precisam fazer osmorregulação. Explique como esse processo ocorre em peixes ósseos de água doce e naquele de ambiente marinho, lembrando de escrever quais são os problemas (em relação a água e aos sais) e como eles resolvem tais problemas.
Respostas
Resposta:
A osmorregulação pode ser definida como a capacidade de alguns organismos de controlarem as concentrações de sais nos tecidos a fim de manter a regularidade das atividades necessárias para seu funcionamento. ... Essa regulação é fundamental para a sobrevivência dos animais.
Osmorregulação em peixes ósseos dulcícolas: Os peixes de água doce estão em um meio hipotônico em relação ao seu meio interno. Isso significa que a concentração de solutos no interior do corpo do animal é maior que a concentração no ambiente externo. Se não houvesse nenhum mecanismo de osmorregulação, o peixe deveria ganhar água até que as concentrações fossem equilibradas, o que poderia levar o animal à morte.
Os mecanismos presentes nesses peixes fazem com que a entrada de água não afete suas atividades. Nos peixes dulcícolas, a água entra pelas brânquias, assim como os sais necessários, entretanto, a entrada de água é compensada pela eliminação dessa substância pela urina muito diluída que é formada em rins eficientes.