• Matéria: Sociologia
  • Autor: ellentutini
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Faça um relato do contexto histórico da problemática socioambiental.

Sua resposta

2) O ser humano transforma a natureza para suprir suas necessidades socialmente construídas. Nos movimentos ambientalistas, temos duas correntes de pensamento sobre relação do ser humano com a natureza: O preservacionismo e o conservacionismo. Diferencie essas correntes ideológicas.

Sua resposta

3) Explique o que é desenvolvimento sustentável e qual a preocupação da Sociologia com a temática ambiental.

Sua resposta

4) Formule um texto explicando a questão da reforma agrária, a concentração de terras e a produção da fome.

Sua resposta

5) Faça um relato sobre as injustiças sociais e ambientais, justiça ambiental e conflitos ambientais no Brasil, destacando a importância da “economia verde” como estratégia de mercado.

Respostas

respondido por: kellygiovanna
14

Resposta:

1- A problemática socioambiental é decorrente da exploração desenfreada das matérias-primas (que são extraídas da natureza) para consumo e produção de bens de consumo em todo o mundo.  Nesta direção, a exploração desenfreada dos recursos naturais acabou contribuindo para o aumento da queima de combustíveis fósseis (grande causadora do aquecimento global), poluição do solo e da água (por conta dos resíduos químicos e sólidos).  Como consequência deste cenário, os governos e empresas foram obrigados a dar atenção (com o objetivo de buscar soluções inteligentes) para estes problemas ambientais e conscientizar os cidadãos sobre este novo panorama global.

2- O preservacionismo defende que qualquer interferência humana provoca danos ao meio ambiente e portanto deve ser restringida ao máximo propõe a criação de áreas de preservação e na tocaveis a essa Concepção contrapõe-se o conservacionismo que defende o uso equilibrado dos recursos naturais tendo como princípio a prevenção de desperdícios e o benefício no presente e no futuro da maioria dos seres humanos o conservacionismo trabalha com a ideia de que o ser humano é a parte da natureza e portanto tamos não devem ser pensados separados

3- O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Isso significa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

Quando as consequências sociais da degradação ambiental tornaram-se cada vez mais contrárias aos ideais modernos que enxergavam avanço tecnológico os meios de emancipação do ser humano o consumo acelerado de recursos para manter o processo de industrialização criou problemas para diferentes sociedades como eliminação de lixo industrial, estabelecimento de indústrias pesadas, produção de energia, instalação de infraestrutura para produção e outras necessidades de consumo das sociedades modernas foram reconhecidas como processos que beneficiam determinados grupos em detrimento de outros

4-A reforma agrária que os trabalhadores rurais em geral reivindicam não é a pulverização antieconômica da terra; é sim uma redistribuição da renda, de poder e de direitos, aparecendo as formas multifamiliar e cooperativa como alternativas viáveis para o não fracionamento da propriedade. Uma das discussões sociológicas relacionadas aos problemas socioambientais se desenvolveu no debate sobre meio ambiente e sustentabilidade a questão da superação da fome e da pobreza. A ideia difundida no século XIX de que a fome e a pobreza seria o resultado de uma produção de alimentos insuficiente em relação ao crescimento populacional foi criticada e superado ao longo do século XX, trazendo à tona também a discussão sobre o modelo de desenvolvimento associado ao capitalismo ponto final apesar do aumento da produção de riquezas e de Alimentos na sociedade Industrial capitalista os mecanismos de mercado conhecidos não são capazes de distribuir esses recursos para eliminar a fome e a pobreza. A superação desse cenário envolve políticas de garantia de direitos básicos aos mais pobres e a discussões sobre a construção de outro modelo de desenvolvimento na qual para muitos países deve partir da implantação de uma reforma agrária.

5-

Explicação:

respondido por: emilytonial1
4

Resposta: 5- A poluição e os riscos ambientais provocados por indústrias petrolíferas, mineradoras e pelo agronegócio, dentre outros empreendimentos, não atingem a sociedade de maneira uniforme. O modelo atual de desenvolvimento, baseado no crescimento ilimitado e, portanto, no uso intensivo de recursos naturais, somente se viabiliza porque distribui de forma desigual seus impactos negativos entre grupos historicamente vulnerabilidades. A injustiça ambiental é a desigual distribuição dos benefícios e dos agravantes impostos pela legislação ambiental entre diferentes grupos sociais, sendo responsável pelo surgimento de conflitos ambientais no território dividido a economia verde busca conciliar a noção de produção de baixo carbono, o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais e a inclusão social.. Assim destacando a Injustiça Social nada mais é do que o fato de existir na sociedade situações que favoreçam apenas uma porcentagem (geralmente menor) da população enquanto outra parte fica sem acesso aos meios, essenciais ou não, para o homem.

Explicação:

Perguntas similares