• Matéria: Português
  • Autor: gimoreira4752
  • Perguntado 6 anos atrás

11-Identifique os complementos verbais que são objeto direto, objeto indireto e objeto direto e indireto.
a) Duvido das suas intenções.
b) O tema interessa à banca.
c) Ninguém gostava dele.
d) Não provou do bolo.
e) Conhece o funcionário novo?
f) Ofereceram um presente ao aniversariante.
g) Amem a Deus.

Respostas

respondido por: mariaclara9145528
307

a) “das suas intenções” é objeto indireto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória de - duvido (de+as) das.

b) “à banca” é objeto direto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória a - interessa a.

c) “dele” é objeto indireto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória de - gostava (de+ele) = dele.

d) O verbo “provar” não precisa se ligar ao seu complemento por meio de preposição obrigatória. No entanto, há casos em que o objeto direto é introduzido por preposição por uma questão de estilo, tal como acontece neste caso.

Assim, é correto dizer “Não provou o bolo”, cujo complemento verbal é “o bolo”, objeto direto introduzido sem preposição obrigatória.

Também é correto dizer “Não provou do bolo”, oração que tem como complemento verbal “do bolo”, objeto direto preposicionado, porque foi introduzido por preposição de (de+o = do) não obrigatória.

e) “o funcionário novo” é objeto direto, porque esse complemento não é introduzido por meio de preposição obrigatória.

f) “um presente” é objeto direto, porque esse complemento não é introduzido por meio de preposição obrigatória.

“ao aniversariante” é objeto indireto, porque esse complemento é introduzido por meio da preposição obrigatória a - ofereceram (a+o) = ao.

g) O verbo “amar” não precisa se ligar ao seu complemento por meio de preposição obrigatória. No entanto, apesar de escrevermos “Amem seus filhos”, é estranho escrevermos “Amem Deus”, porque o uso de “Amem a Deus” se tornou comum.

Assim, este é um caso de objeto direto preposicionado, que ocorre quando a preposição é utilizada com objeto direto por uma questão de expressividade.


mariarosimeire94: grata pela a resposta
estevaojose087: obg
respondido por: ksvieira04
148

a. Tem-se como complemento verbal o objeto indireto o termo "das suas intenções" por completar o sentido do verbo transitivo "duvido" e por ser introduzido pela preposição obrigatória (de+as).

b. Tem-se como complemento verbal o objeto direto o termo "à banca" por completar o sentido do verbo transitivo "interessa".  

c. Tem-se como complemento verbal o  objeto indireto "dele", uma vez que completa o sentido do verbo transitivo "gostava" e é introduzido pela preposição obrigatória (de+ele).  

d) Tem-se como complemento verbal o objeto direto "do bolo", uma vez que completa o sentido do verbo e a preposição de+o não é obrigatória, apesar de ser utilizada.  

 

e. Tem-se como complemento verbal o objeto direto "o funcionário novo", uma vez que completa o sentido do verbo transitivo direto "conhece".  

f. Tem-se como complemento verbal o objeto direto "um presente" e o objeto indireto "ao aniversário", posto que completa o sentido do verbo transitivo direto e indireto "ofereceram.  

 

g. Tem-se como complemento verbal o objeto direto "a Deus", uma vez que completa o sentido do verbo transitivo direto "amem".

Espero ter ajudado !

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/15807049

Anexos:
Perguntas similares