Leia o texto a seguir. “(...) Na prática, o governo de Juscelino representou a substituição do modelo 'nacionalista' de Getúlio Vargas por uma política 'nacional-desenvolvimentista', que agregava à uma ampla atividade do Estado nos setores de infraestrutura, a empresa privada nacional e o incentivo a entrada de capitais estrangeiros, com ênfase na industrialização. A) Aponte uma diferença entre os governos Getúlio Vargas e JK com relação à política de industrialização. B) Apresente uma diferença entre a política econômica de Vargas e Dutra.
Respostas
Resposta:
A) Getúlio pode ser considerado mais nacionalista, por voltar seus interesses em desenvolver o Brasil com seus próprios recursos, limitando empresas de estabelecerem contatos exteriores. Além de ter direcionado seu governo aos cidadãos com a inserção de leis trabalhistas.
Já Juscelino, direcionou seu governo a industrialização com o advento da wolksvagem e a construções luxuosas como ao palácio do planalto em Brasília.
Em síntese, o governo Vargas pode ser descrito como populista e Jk de requintado.
B) economia de JK era baseada na atração de investimentos internacionais, de modo que se pudesse, rapidamente, promover as grandes obras públicas e de infra-estrutura consideradas necessárias para a continuação do desenvolvimento brasileiro, e a de Vargas era baseada em investimentos centralizados pelo governo federal.
Deste modo, a economia de JK era "internacionalista", enquanto que a de Vargas era, em certo sentido, protecionista e isolacionista.
Explicação: