Quais são os principais problemas enfrentados pelos pesquisadores de instituições governamentais onde mais ocorreram Os Pesquisadores do país?
Respostas
Os cientistas brasileiros passam por uma verdadeira via crucis quando se trata de importar material de pesquisa. Eles reclamam do excesso de burocracia. A Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento realizou uma enquete junto a 50 pesquisadores de todo o país sobre as principais dificuldades do processo de importação. Seis meses de espera por equipamentos importados é a realidade para a grande maioria dos pesquisadores. O governo federal até criou um programa para facilitar a vida dos pesquisadores, o Importa Fácil, mas apenas 8% dos entrevistados disseram ter usado o benefício. Isso porque seu regulamento não inclui produtos perecíveis, o principal tipo de importação de cientistas. Com isso, pesquisas ficam paradas, animais que seriam usados em testes morrem antes de chegar ao laboratório e equipamentos frágeis de pesquisa são tratados como eletrodomésticos na alfândega. Tanto descaso levou um grupo de pesquisadores ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no mês passado. A coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, Mayana Zatz, uma das maiores autoridades do país quando se fala em células-tronco, participou da reunião. Ela resume as consequências da demora na liberação de produtos nas alfândegas.
"Entre você ter uma idéia e colocá-la em prática, às vezes você leva tanto tempo, que outra pessoa lá fora já fez e você nem adianta mais fazer. Pesquisa é uma coisa de rapidez. Ou você trabalha num campo competitivo, que é onde você tem trabalhos de mais impacto, aí a agilidade é fundamental, ou você faz aquela pesquisinha que não é competitiva mas também não tem muito impacto".
Espero ter ajudado mesmo ;)
Abraço e bons estudos!! <3