Respostas
Resposta:
Explicação:52
elamambretti
Para Rousseau, no estado de natureza, o homem é guiado por suas necessidades básicas individuais reveladas pela sua condição natural, enquanto que em sociedade, na condição social, o indivíduo é parte do corpo social, da coletividade.
Assim o indivíduo não é um particular, mas tem de ser um social. Entretanto, a sociedade civil, sendo instituída contratualmente, torna o indivíduo submisso à vontade geral, mas não ao Estado, formado por interesses particulares.
Portanto, a definição de Estado para Rousseau não pode ser aplicada a nossa sociedade, pois para Rousseau, a vontade geral deve estar acima do Estado. A vontade geral é soberana porque visa o bem comum e não pode estar a mercê do Estado, pois o bem comum surge justamente da oposição de interesses particulares do Estado, que tendem mais a predileções do que à igualdade
Jamais, Rousseau tinha uma noção de Estado em função da necessidade geral, do contrato social entre os indivíduos e o Estado, onde o Estado lutaria pela igualdade e buscaria atender as demandas da população.
Atualmente o Estado é impuro, segundo as definições de Aristóteles, tendo predileções e afirmando ser democrático, quando na verdade não o é.
A população não é tão ouvida, nunca foi, e o Estado tende a fazer o que os seus lideres decidem e escolhe, não o que o povo quer e precisa, não é uma luta por igualdade, é por isso que temos tantos problema de corrupção.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16136994