• Matéria: História
  • Autor: anapaula654321
  • Perguntado 6 anos atrás

explique a razão pela qual os proprietários de engenhos reais lucravam mais do que arrendatários e lavradores livres


giovanicastro998: Quais eram os mecanismos que compunham um Engenho de produção?

Respostas

respondido por: rafaelmainardis23
9

Resposta:

Porque tinham menos impostos e serviam ao rei.

Explicação:

Esta pergunta é fácil de responder e também não exige um conhecimento sobre o assunto propriamente dito. É uma simples questão de lógica!

Se um dono de engenho serve ao rei, seja na manutenção da terra ou serviços de produção, evidentemente ele irá lucrar mais. A monarquia detinha o capital, o dinheiro era centralizado nas mãos da monarquia e igreja.

Um dono de engenho real servia, evidentemente, ao rei. O que significa dizer que havia uma estreita relação entre ambos, o rei e o dono da terra. Seja por vínculo familiar ou comercial, o rei mantinha os engenhos reais (parceiros do rei) em destaque no mercado. Eles eram menos tributados e tinham uma fatia maior nas vendas, visto que o reinado mantinha o mercado centralizado nos engenhos reais.

Com menos tributação e com matéria prima mais barata, resultado também da parceria com o rei, eles ganhavam mais. Fora o fato de que o consumo da monarquia era baseado na compra de produtos oriundos desses engenhos, o que os mantinham em destaque.

- Rafael Mainardis

respondido por: anajulya764
5

Resposta:

Eu pus assim :

Por que naquele período a produção de açúcar era uma das mais importantes,e por serem os "senhores do engenho" , ocupavam os cargos mais altos , sendo assim , tinham mais poder e mais lucro.

Espero ter ajudado

Explicação:


anapaula654321: obrigado
Perguntas similares