As principais monarquias absolutistas europeias da idade Moderna foram as da França, da Espanha, da Áustria e de Portugal. Refletindo sobre: para justificar o poder absoluto, teóricos defendiam que "todo poder emana de Deus". A Constituição brasileira de 1988, por outro lado, registra que "todo poder emana do povo". Na sua opinião, o que cada frase informa sobre o poder político estabelecido no contexto em que foi empregada? QUEM RESPONDER PRIMEIRO RESEBE 5 ESTRELAS E 1 OBRIGADO
Respostas
respondido por:
17
As monarquias absolutistas justificavam seus atos (muitas vezes violentos, como perseguições e execuções a "infiéis") por meio do argumento de que estavam fazendo tudo aquilo "pois Deus queria" (semelhante aos terroristas modernos).
Já no Brasil no período mencionado, era alegado que o poder emanava do povo como forma de ganhar votos daqueles interessados na democracia (o Brasil havia acabado de sair da Ditadura Militar).
ticitette:
OBGD
respondido por:
1
Resposta:
As monarquias absolutistas justificavam seus atos por meio dos argumentos de que estavam fazendo tudo aquilo porque "Deus queria".
Já no Brasil no período mencionado, era alegado que o poder emanava do povo como forma de ganhar votos daqueles interessados na democracia.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás