Em 7 de setembro de 1822 o Brasil tornava-se independente. O filho do rei de Portugal, Pedro, proclamou a independência, instituiu o governo monárquico no Brasil e se intitulou como o imperador do país, D. Pedro. Sobre o governo desse líder no Brasil, é CORRETO afirmar que:
a) Já em 1822, Dom Pedro I instituiu a Bandeira e o Hino Nacional. Apesar de várias tentativas republicanas posteriores tentarem modificá-los, o povo brasileiro sempre se identificou com a Bandeira e o Hino Nacional, institucionalizados até hoje sem nenhuma alteração.
b) Em 1840, Dom Pedro I abdicou ao trono e voltou para Portugal por temer um golpe pelos fazendeiros e militares republicanos. Além de seu poder, D. Pedro I temia por sua vida e por sua família.
c) Instituiu um governo de quatro poderes: o poder executivo, o legislativo, o judiciário e o moderador. Através do poder moderador, o imperador controlava as demais instituições.
d) Em março de 1831, uma festividade em comemoração ao governo de D. Pedro I acabou em combate com soldados portugueses que viviam no Brasil e queriam deportar o imperador. Este conflito ficou conhecido como Noite das Garrafadas.
e) Ao abdicar de seu trono, D. Pedro I deixou como governante o tutor de seu filho, José Bonifácio, como regente do Brasil até D. Pedro II alcançar a maioridade. Meo com tentativas de derrubá-lo, Bonifácio permaneceu no poder até 1840.
Respostas
respondido por:
27
Resposta:c
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás